
Ordenadas as serras por altitude, é este o retrato que fazemos aos pontos mais elevados de Portugal. Nos primeiros lugares entram Açores, Continente e Madeira. Vamos olhar com atenção para as serras vencedoras e perceber quantos metros as separam.
A maioria das serras portugueses tem mais de 250 milhões de anos. No norte do país, o terreno é muito acidentado e as serranias ultrapassam com frequência os 1000 metros. No sul, abaixo do rio Tejo, predominam as planícies e os raros relevos montanhosos não chegam a ir além dos 500 metros, com exceção para a serra de S. Mamede que culmina a mais de 1000 metros.
Nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, de origem vulcânica, o relevo é muito mais acidentado e as serras ganham, na maior parte das ilhas, maior altitude, sendo elas que se destacam na infografia que preparámos. Olha com atenção e, no fim, vais saber dizer o nome das cinco serras mais altas de Portugal Continental.






















Se calhar já ouviste falar na Revolução Industrial?
Com as fábricas e as máquinas começou a produzir-se mais e muito mais depressa, porque havia mais pessoas a querer comprar as coisas. As coisas, por demorarem menos tempo a fazer, custavam menos dinheiro.
Trabalhavam mais de 12 horas por dia (todos) e às vezes também por turnos. Só paravam ao domingo e nos dias santos.
Nesse dia, centenas de mulheres, trabalhadoras de fábricas de vestuário e têxteis de Nova Iorque, iniciaram uma marcha de protesto contra os salários baixos, as más condições de trabalho e o horário de trabalho obrigatório de 12 horas por dia!
Naquela altura, as mulheres não tinham direitos quase nenhuns. Sabes que nem votar podiam?.jpg)

